Esquerda virtual
JOÃO PESSOA

A resistência de esquerda perde Langstein Almeida

ESCRITOR E POLÍTICO

27/05/2019 09h53Atualizado há 6 meses
Por: Agassiz Almeida Filho

Faleceu, na noite deste domingo (26), o escritor e político paraibano, Langstein Almeida, que estava internado na UTI do hospital Memorial São Francisco, em João Pessoa, devido a problemas cardíacos.

Langstein foi um dos jovens deputados que se engajaram na implantação das Ligas Camponesas no Nordeste, no início dos anos 1960, ao lado de Assis Lemos, Agassiz Almeida (irmão) e Figueiredo Agra. Enfrentou a violência do latifúndio e o poder político do Grupo da Várzea. Foi cassado em 1964 e preso em Fernando de Noronha.

Langstein Almeida dedicou os últimos vinte anos ao estudo da Economia Política, defendendo, sobretudo em A Dominação do Terceiro Mundo (Alfa Omega), o chamado capitalismo divisionário, de acordo com o qual o regime de produção capitalista depende da distribuição de renda para superar a crise estrutural que vem enfrentando desde finais do século XIX.

Confira o depoimento de Langstein Almeida à Comissão da Verdade aqui.

Fonte: Da Redação

Foto: Reprodução/ CEV

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários