Esquerda virtual
MARTINHO

Cantor e compositor Martinho da Vila lançou coletânea de crônicas sobre o ano de 2018

80 ANOS

13/06/2019 20h24Atualizado há 6 meses
Por: Agassiz Almeida Filho

 

UM DOS MAIORES sambistas do país, Martinho da Vila lançou, em São Paulo, nesta quarta-feira (12), no SESC da Avenida Paulista, seu novo livro, intitulado 2018: Crônicas de um ano Atípico.

No total, são 48 textos elaborados semanalmente durante o ano inteiro. Todos os textos foram escritos na terceira pessoa, por escolha do próprio autor, já que o conteúdo do livro se baseia em vivências de Martinho. A editora Kapulana comentou brevemente a obra:

"Martinho escreve com originalidade literária sobre a comemoração de seus 80 anos, a renovação dos votos de casamento com Cléo, a amada e histórica escola de samba Vila Isabel, a cidade do Rio de Janeiro, relembrando alguns de seus sucessos no samba e na literatura." 

A narrativa passeia ainda por temas muito sensíveis, como a morte de Marielle Franco, a prisão de Lula, o incêndio do Museu Nacional, eleições presidenciais, entre outros acontecimentos descritos de maneira simples e direta.

Este tipo de análise é extremamente importante na atualidade, pois esclarece para o grande público, de maneira acessível e intimista, o caótico ano de 2018, sob o olhar de um artista popular que mantém coerência com toda uma vida dedicada às artes. É um ato de resistência.

Fontes: Correio Brasiliense/ Instagram de Martinho da Vila

Foto: Leo Aversa/ Divulgação

1comentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários