Esquerda virtual
CONDE

Mirem-se no exemplo do Sítio Tambaba

CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA

TURISMO SOCIAL

TURISMO SOCIALRosa Aguiar é jornalista com graduação e mestrado em Jornalismo Profissional pela UFPB. Atuou como repórter, produtora, apresentadora e editora nos principais veículos de comunicação da Paraíba. É editora do portal www.maisturismoecultura.com.br. Nesta coluna, escreve sobre experiências humanas e novas formas de conhecer lugares, contribuindo para emancipar as pessoas e as suas comunidades.

02/07/2019 13h25Atualizado há 5 meses
Por: Agassiz Almeida Filho

 

POR ROSA AGUIAR

Debaixo de um pé de caju, no assentamento onde morava, e com cinquenta reais emprestados, Nevinha decidiu começar a sua pequena fábrica de doces. Atualmente, são nove lojas que compõem o Shopping Rural no Sítio Tambaba, situado no litoral sul da Paraíba. No local, em pequenas casas de taipa feitas pelos moradores, são comercializados doces, tapiocas, caldos, castanhas, cachaças, sorvetes artesanais, artesanato e moda praia. Os turistas ficam encantados com a beleza e a originalidade do lugar, onde quase tudo o que se vende é feito pela comunidade. 

Maria das Neves da Silva Pereira, a Nevinha, 41, chegou à terra junto com 260 famílias, aos oito anos de idade. “A gente plantava pra comer, mas não dava para se manter, e com o tempo começamos a trabalhar nas cozinhas dos outros”. Depois surgiu o sonho de uma fábrica de doces, junto com a mãe, Luzia.

Os Doces Tambaba foram o pontapé inicial para que a comunidade também despertasse para o turismo rural. “Sugeri que cada um tivesse um produto diferente. Aqui cada um cuida da sua loja, das suas finanças, e quando vamos fazer algo para o coletivo, aí dividimos os custos”, afirma Nevinha, cujo maior sonho é aprender a ler. Filha de pais analfabetos, Nevinha está frequentando a alfabetização à noite, em Jacumã. “É um sonho chegar num canto e poder ler qualquer coisa. Tenho desejo de ler a Bíblia, deve ter grandes histórias lá”.

Nevinha está ampliando a cozinha onde prepara, junto com a família, os famosos Doces Tambaba dos mais variados sabores, com direito a degustação para escolher o que levar. “Estamos fazendo a cozinha mas precisamos das máquinas. Eu queria muito que alguém escrevesse colocando a gente para participar de um programa de televisão desses. Eu não escrevo porque não sei escrever”.

Os turistas chegam ao Sítio Tambaba – Shopping Rural através de guias e três empresas de quadriciclo que fazem visitas ao assentamento. “Esse turismo rural favoreceu muito a minha família e outras. Muitos que vendiam espetinho hoje são guias, bugueiros”.

A comunidade hoje tem 66 famílias de assentados e continua na luta para receber o título de propriedade da terra.

Fotos: Rosa Aguiar/Arquivo

2comentários
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários