Esquerda virtual
COLUNA

O ódio suicida dos ricos no Brasil

ELITE BURRA

ÁGORA

ÁGORAA coluna reflete a força da união e do pensamento libertário contra os grilhões da opressão, da ignorância e do obscurantismo de todas as épocas. Emerson Barros de Aguiar é pastor batista, escritor, articulista e editor do Portal Esquerda Virtual. Possui formação em teologia, filosofia, política, educação e direito em universidades do Brasil e da Espanha.

11/10/2019 17h37
Por: Agassiz Almeida Filho

POR EMERSON BARROS DE AGUIAR

A elite rentista multinacional só quer saber de uma coisa: dinheiro. Quer eliminar o máximo que puder do Estado para saquear a economia popular de cada país, do modo mais acanalhado que puder. A elite econômica rentista brasileira quer o MESMO.

A elite industrial nacional pensa que pode se aliar aos interesses políticos dos rentistas, mas há uma contradição básica e inconciliável nisso: para os rentistas, quanto maiores os juros, melhor. Para os industriais, não. Nem para o setor produtivo como um todo. Afinal, para produzir é preciso dinheiro barato, juros baixos.

Os rentistas querem que a indústria se dane. Então os industriais nacionais, em vez de buscarem um projeto nacionalista que apoie o desenvolvimento, resolveram ir à forra em cima dos direitos trabalhistas. Porém, quando a última garantia trabalhista e a proteção social forem destruídas e os rentistas sanguessugas comemorarem juros estratosféricos, não haverá mais consumidores para os produtos industrializados nacionais, pois a população terá sido pauperizada. Sem o consumo interno dos pobres a indústria nacional sobrevive? Pergunte às bolachas Mabel.

O ódio de classe da elite nacional não permite enxergar quem são os seus verdadeiros inimigos. O projeto neoliberal é um plano de desindustrialização radical do país e de empobrecimento da população brasileira. Pobres compram; indigentes, não. Banqueiro vive da miséria e da exploração. Já o setor produtivo precisa dos pobres, vivos e consumindo.

Imagem: Reprodução

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários